Pesquise no blog e na web

segunda-feira, 25 de maio de 2009

DICIONÁRIO PRÁTICO UNDERGROUND

CAM: Abreviação de Câmera, ou o objeto usado para filmar.
Exemplo 1:
Samuel corre enquanto são ouvidos os gritos da multidão atrás dele. Ele vem em direção a CAM.

Exemplo 2:
A CAM continua estática enquanto Elizabeth sai do quarto, deixando Neil sentado, olhando para o tabuleiro de xadrez.

CLOSE: Plano de detalhe, focalização de determinado objeto com o intuito de evidenciá-lo.
Exemplo 1:
Robert está diante de Dutch.
CLOSE nos olhos de Dutch, semi-cerrados.
CLOSE nos olhos de Robert, abertos, ele não pisca.
CLOSE na mão de Dutch, aberta próxima da arma em seu coldre.
CLOSE na mão de Robert, também aberta, os dedos se movendo próximos de sua pistola prateada.
Ambos sacam suas armas, atirando.

Exemplo 2:
Susan caminha em meio as sombras, com uma lanterna. Ela encontra uma porta em sua frente. Ouve-se o som de madeira sendo arranhada e gemidos inumanos.
Susan aproxima-se da porta.
CLOSE na mão de Susan alcançando a porta, lentamente.

Exemplo 3:
Carl anda em meio a paisagem devastada da cidade, com parte das roupas rasgadas, cheio de ferimentos pelo corpo e sujeira parecida com fuligem. Ele manca da perna esquerda. Ao aproximar-se da CAM, vemos que ele sorri, apesar de tudo.
CLOSE no bolso de Carl, pode-se ver parte de um bolo de notas de 100 dólares.

ZOOM IN: Aproximação fixa da CAM.
Exemplo:
PLANO GERAL dos verdes campos do Rio Grande do Sul. A CAM dá um ZOOM IN e mostra, aos poucos, um sujeito que caminha em meio a paisagem, quase imperceptível.

ZOOM OUT: Distanciamento fixo da CAM.
Exemplo:
A imagem está toda borrada, azul.
ZOOM OUT, vemos que aos poucos o azul toma certa consistência, como se fosse um tecido, veludo. A CAM continua a dar ZOOM OUT até mostrar um sujeito magro, de cabelos curtos, branco, ele veste um terno de veludo azul, enquanto espera no ponto de ônibus.

PAN: Abreviação de PANORÂMICA, ou seja, um movimento de câmera que tem por objetivo abranger grande parte da visão de, geralmente, uma paisagem, indo de um lado, para outro. Geralmente tem o objetivo de demonstrar grandes espaços naturais, evidenciar a grandiosidade destes, ou mesmo a grandiosidade de uma cidade, porém pode ser usada para lugares menores, como vilarejos, intuito de dar uma noção das dimensões do local.
Exemplo:
PAN do deserto, areia até onde a vista alcança, dunas para todos os lados, um sol escaldante se põe no alto do céu, este sem nuvem alguma.

P.O.V.: Point of View, ou, Ponto de Vista. Utilizado para a CAM colocar-se na posição do personagem do filme, vendo o que ele vê.
Exemplo:
Ricardo caminha com a maleta, chegando até Tony, e entregando a ele. Tony coloca a maleta sobre o capô do carro, e a abre.
P.O.V. de Tony: A maleta está cheia de pacotinhos de bala de goma, preenchidos apenas com as gomas vermelhas.
Tony sorri, prazeirosamente.

EM OFF: Fala inserida sobre uma imagem, sem que o narrador esteja presente. Utilizada para narrações propriamente ditas e também quando o personagem não encontra-se dentro do campo de visão da CAM por algum motivo.

Exemplo 1:
EXT. NOITE, ESTRADA
Mostra-se uma plaqueta, onde se pode ler:
Seja Bem Vindo A Underground City, População 666.666 Habitantes

NARRADOR
(EM OFF)
“Tudo parecia estar dando certo naquela noite. O combustível foi o suficiente paa chegarmos a uma cidade próxima e nos instalarmos.”
(PAUSA)
“Mal sabíamos nós que o inferno estava prestes a surgir na Terra...”

Exemplo 2:
Dico está encostado na parede, com a mão pressionando suas genitais, uma expressão comprimida, os joelhos unidos. Ele bate na porta a seu lado.

DICO:
(DESESPERADO)
“Ivone! Vai dormir aí?”

IVONE
(EM OFF)
“Calma lá, Dico! Estou saindo já!”

Exemplo 3:
Marcel e Jean Luc estão sentados na cama, de mãos dadas.

MARCEL
“E então, o quê você disse que tinha a me mostrar?”

JEAN LUC
“Ah, é! Eu já ia quase me esquecendo.”

Jean Luc levanta-se.

JEAN LUC
“Espere um pouco que eu vou buscar...”

Jean Luc começa a andar para a direita.

MARCEL
“Ok.”

JEAN LUC
“É algo muito especial...”

Jean Luc sai do campo de visão da CAM, que continua estática, mostrando Marcel, que olha para seus pés no chão, mexendo-os.

JEAN LUC
(EM OFF)
“Eu acho que você vai adorar.”

V.O.: O mesmo que EM OFF.

FADE IN: A tela escurece. Utilizado prioritariamente no final de um filme (para mostrar que a projeção acabou, não há mais imagens), porém, pode ser usado como um efeito, geralmente unido a fala EM OFF, música ou sons, porém o silêncio não pode ser descartado. Há também a possibilidade de usa-lo para inserir SUBTITLES na tela.
Exemplo 1:
James caminha pela rua vazia, e assim que vira a esquina um sujeito surge a sua frente e acerta-o na cabeça com um porrete.

FADE IN

Ouvem-se resmungos.

JAMES
(EM OFF)
“Hmmm... Onde diabos estou?”

Exemplo 2:
A CAM mostra o cervo correndo em meio a mata.

FADE IN

Surge na tela, em letras vermelhas:

Um Filme de Elias Cheika Jr.

Exemplo 2:
Rose e Joe caminham de mãos dadas em direção ao Sol poente.

FADE IN

Começa a tocar: “I Can´t Get Enough Of You Baby” – Smash Mouth

FIM

FADE OUT: O contrário de Fade In, ou seja, a tela “clareia” e a imagem surge. Usado no início dos filmes (a não ser que seu filme seja um beeeem estranho... Não utilizar-se da imagem é algo ‘não muito usado’ no cinema).
Exemplo 1:
FADE OUT

INT. QUARTO DE HOTEL
Um sujeito negro está deitado na cama, lendo um livro, pode-se ler a capa: Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley.

Exemplo 2:
O carro acerta em cheio o moleque na bicicleta, que rola por cima do capô do carro.

FADE IN

Ouve-se burburinho de várias pessoas.

FADE OUT

P.O.V. do moleque, várias pessoas olham para ele, assustadas.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O estilo dos Fade´s pode ser determinado, como a utilização de um FADE IN ABRUPTO (algo que seria interessante no caso da batida do carro contra o garoto), ou um FADE OUT LENTO (por exemplo, quando o moleque acorda). Pode ser usado também um FADE TO BLACK/WHITE ou qualquer outra cor, ao invés de um FADE IN, por questões de preferência do diretor.

INT: Tomada interna. Utilizada no cabeçalho.
Exemplo:
INT. SOLITÁRIA
Um homem está nu, fazendo flexões no centro do cubículo vazio.

EXT: Tomada externa. Utilizada no cabeçalho.
Exemplo:
EXT. CAMPO DE FUTEBOL
Dois times posicionam-se, um de cada lado do campo. O juiz olha para cima, notando que o céu está nublado.

CORTA PARA: Mudança de uma cena para outra, feita de forma abrupta. Utilizado para alternar uma imagem pacífica para um ambiente caótico, por exemplo.
Exemplo 1:
Maria está praticando violino, de pé, no centro de uma sala.

CORTA PARA

INT. SALA DE TIRO
A mesma Maria está apontando uma pistola em direção a CAM, atirando.

PLANO GERAL: A CAM abrange todo o ambiente, ou ao menos grande parte dele, onde a ação se desenrola.
Exemplo 1:
PLANO GERAL da feira. Várias barracas lotadas de frutas e legumes alinham-se, com seus respectivos vendedores, enquanto várias pessoas caminham de um lado para o outro, algumas comprando, outras carregando sacolas. De um lado da tela pode-se notar um garoto mirrado, parado, ele carrega uma caixa de engraxate.

Exemplo 2:
PLANO GERAL do quarto, totalmente bagunçado, roupas jogadas pelo chão, a cama desfeita. O lixo está sobrecarregado de bolas de papel amassado e várias revistas pornográficas estão espalhadas em cima da escrivaninha.

PLANO AMERICANO: Mostra os personagens da cintura, ou peito, para cima. Algo como um apresentador de telejornal. Muito usado quando as calças do protagonista ainda necessitam ser passadas e ele encontra-se apenas de cueca.
Exemplo:
PLANO AMERICANO de Jules e Zack, conversando através da linguagem de sinais.

TRAVELLING: A CAM faz movimentos, seguindo algum percurso próprio ou acompanhando algum personagem/objeto.
Exemplo 1:
A CAM faz um TRAVELLING, saindo do quarto pela janela, descendo até a estrada e indo até a direção a ponte. Ela passa por debaixo a ponte e logo em seguida vira para direita, chegando até um local onde um bebum dorme, em meio a folhas secas, do lado de uma garrafa vazia de pinga.

Exemplo 2:
Uma mulher gorda caminha em meio a multidão, um trombadinha aproxima-se dela e arranca a bolsa que ela carregava, correndo. A mulher grita.
A CAM faz um TRAVELLING, acompanhando a trajetória do garoto, em meio as pessoas, ele empurra algumas, uma mulher de vermelho cai no chão. A certa altura um sujeito careca intercepta o garoto, segurando-o pelo pescoço

Nenhum comentário: