Minha amiga Renata Leão vive me pedindo para colocar dicas no Blog, pois só fico indicando coisas da boca pra fora e pareço uma metralhadora - para ela e outras pessoas não precisarem correr pra pegar um caderninho e anotar os nomes - vou colocar uns filmes legais que me vieram a cabeça e foram lançados em dvd ou no cinema. Renata um beijão, I love you.
- Exílios - filme de Tony Gatlif
Um músico e sua amante decidem fazer uma viagem a Argélia, de onde os ancestrais dele vieram. Mas no caminho eles se rendem aos encantos da Andaluzia. Filmaço vigoroso. Música, amor, sexo e desilusão se misturam nessa obra pulsante. Um petardo de tão bom!!!
- Europa - filme de Lars Von Trier
Americano de ascêndencia alemã retorna para uma alemanha destruída pós terceiro reich e se envolve numa perigosa trama. Filmão visualmente incrível, o roteiro nem tanto, mas vale a pena.
- A moça com a valise - filme de Valerio Zurlini
Rapaz de família rica e conservadora se apaixona por moça pobre e de vida mundana. Parece filminho mela cueca, que nada!!! Clássico dos clássicos, um dos mais bonitos filmes italianos já feitos (aguarde comentário especial). Belíssimo!!!!
- A Lula e a Baleia - filme de Noaah Baumbach
O dia a dia de família esquisita, mas nem tanto. Os pais estão se separando, os filhos entram em crise junto com os pais. O filme é um triunfo de direção de atores - Jeff Daniels arrebenta junto com Laura Linney. Triste e com um humor amargo e irônico. Destaque para colapso final embalado por Hey You do Pink Floyd, nunca uma música caiu tão bem e expressa o desmoronamento das relações humanas. O desfecho diante da Lula e a Baleia é de chorar. Filmaço!!!!
- Irmão Sol, Irmã Lua - filme de Franco Zefirelli
A vida de São Francisco de Assis vista pela ótica do diretor italiano de Romeu e Julieta. Talvez um dos mais puros e lindos filmes já feitos. Direção, fotografia, montagem e música excepcionais. Filme pouco lembrado, mas vale conferir, para mim o melhor do diretor. (Boa Lembrança do amigo Batone)
- Tudo pela Fama - filme de Paul Weitz
Comédia de humor negro que tira um sarro no fenômeno "American Idol". Hugh Grant é o apresentador do programa, cínico até a medula, que decide inovar o programa com candidatos excêntricos. E dá lhe patricinhas ninfomaníacas, judeus metrosexuais e até terroristas. Ótima comédia. Destaque para Dennis Quaid que faz um presidente americano, completamente no mundo da Lua.
- Abismo do Medo - filme de Neil Marshall
Grupo de mulheres resolvem por esporte explorar uma caverna e tomam o caminho errado. Lá nas profundezas conhecem os habitantes do lugar. O diretor já tinha feito um filme super legal chamado Dog Soldiers (sobre lobisomens), mas nesse filme de terror vigoroso as criaturas são mais devastadoras. O que mais gera medo nesse filme é a claustofobia absoluta - lugares apertados e escuros não são bons para se fugir. Filme assustador e sério - é obrigatório.
- A eleição - filme de Johnny To
A tríade da máfia de Hong Kong está em período de eleições, como qualquer eleição vale de tudo, o diferencial é que para buscar votos usa-se da tortura e assassinato entre outras coisas. O filme é um soco no estômago. Fortíssimo e brilhante. A sequência final é de arrepiar os cabelos. Necessário, aula de cinema!!!!
- Clube da Lua - filme de Juan José Campanella
Belíssimo filme argentino. Homem tenta manter em funcionamento antigo clube argentino, o Luna de Avallaneda para que não seja transformado em shopping por grupo estrangeiro, nesse meio tempo é deixado pela mulher e se vê perdido e sem emprego. No fundo é uma alegoria sobre a argentina, o filme é uma ode de amor ao país e a busca por uma identidade patriótica. Mas é também uma bela história de amor e amizade. Comédia dramática maravilhosa. O ator Ricardo Darín é um dos meus preferidos, ele sabe como encarnar uma pessoa comum e extraordinária. Emociona e faz chorar pra caramba!!!!! Filmão!!!!!
- O céu de Suely - filme de Karim Aïnouz
- Cidade Baixa - filme de Sérgio Machado
- Cinema, aspirinas e urubus - filme de Marcelo Gomes
- O ano que meus pais sairam de férias - filme de Cao Hamburger
- Cheiro do ralo - filme de Heitor Dhalia
- Baixio das Bestas - filme de Cláudio Assis
Seis filmes brasileiros obrigatórios - cada um com uma ótica diferente. Todos representam o que há de melhor no cinema brasileiro. Todos são filmes vigorosos e estéticamente perfeitos. temos a visão do inferno, o sertão desértico, a luta pela vida, o egoísmo e podridão da psique humana, o amor de todas formas da tragédia ao lirismo, os sonhos e pesadelos infantis, a esperança num horizonte distante, e a felicidade de uma asprina e da arte da luz e das sombras. O cinema brasileiro é tudo de bom. Se continuar assim, estamos no céu e não sabemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário